Páginas

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Bikes vs Carros

Diálogos Urgentes: Sessão e debate do filme "Bike vs Cars"



No Sesc de Jaraguá do Sul periodicamente ocorre, na última quarta-feira de cada mês, uma apresentação de algum documentário que tenha interesse direto da sociedade e posteriormente tal tema escolhido é debatido com representantes convidados ligados diretamente a área desejada; dessa vez, dia 28/06, a escolha foi o vídeo de origem sueca, dirigida por Fredrik Gertten, que discute o assunto que mais nos interessa: segurança na prática de ciclismo.
O documentário é iniciado mostrando a realidade de amantes de ciclismo em diversas cidades no mundo. Há comparações entre São Paulo e Copenhague, Toronto e Amsterdã, entre outros grandes centros urbanos, demonstrando a dificuldade cultivada na utilização de ambos meios de transporte e em que ponto ambos se conflitam.
O filme apresenta uma série, de grande valia, de estatísticas sobre acidentes causados nas rodovias, a porcentagem de usuários de cada meio e o quão afeta o meio ambiente a escolha feita.
O debate com Ronaldo de Lima (Arquiteto e Urbanista, Titular do Escritório Lima & Lima Arquitetos Associados SC LTDA, Ex-Presidente CAU/SC, Ex-Presidente Inst. Jourdan), Juliano Camacho (Fundador do Bike Anjo Jaraguá) e Junior Zapelini (Presidente Bike Anjo Jaraguá) esclareceu a importância da conscientização do cidadão no completo, independentemente de qual meio de locomoção é utilizado.
Na plateia, que pude notar, havia ciclistas praticantes como esporte e lazer, porém foi discutido e muito bem lembrado de sua significância, o uso de bicicletas como transporte ao local de trabalho.
Os maiores afetados por acidentes causados entre carros e bicicletas é o usuário não habituado como prática competitiva. Quem sofre com a falta de ciclovias e desrespeito com o próximo dificilmente é o atleta, embora eventualmente ocorra, mas sim o simples trabalhador que se locomove todos os dias por entre as vias mais urbanizadas e em horários de grande fluxo.
Outro porém que chamou minha atenção foi a reafirmação que essa convivência pacífica só é possível através de maneira mútua. Nós, ciclistas, nem sempre temos razão como gostamos de acreditar. De nada adianta cobrar melhor conduta dos motoristas dos carros se nem sempre respeitamos as leis de trânsito...
Ter a oportunidade de estar presente nesse evento me foi de grande acréscimo; por isso, independente de qual seja a abordagem nas próximas apresentações, acredito que a oportunidade não deve ser desperdiçada. A entrada é gratuita e o conhecimento não tem preço.
Deixo aqui o agradecimento e também um convite: conheçam o projeto Bike Anjo!
Eles não promovem somente o incentivo a prática do nosso esporte, mas também ensinam a importância de uma vida!
Espero que um dia todos sejamos Anjos...
Abraços 


Local: Teatro Sesc em Jaraguá do Sul - Rua Jorge Czerniewicz, 633

Sinopse: Em tempos de uma crise generalizada, é necessário relacionar algumas discussões no que tange ao clima, recursos naturais e cidades. A indústria automobilística cresce desenfreadamente. Ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. As diferenças no uso de bicicletas e de carros são gritantes em comparação entre algumas cidades, como São Paulo e Copenhague.

Direção: Fredrik Gertten
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Suécia.
Classificação: 10 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário