Páginas

domingo, 25 de junho de 2017

SC10K Jaraguá do Sul

Quando a família e amigos fazem a diferença...

Na manhã desse domingo Jaraguá do Sul sediou uma das etapas, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, do SC10K. Competição que ocorre regularmente de maneira anual em diversas cidades no estado de Santa Catarina.
As distâncias oferecidas foram 10K, 5K e Kids, com mais de 400 participantes em diversas categorias; e minha escolha foi 10 quilômetros na modalidade Masculino 30-34.
A largada foi iniciada às 8 horas pontualmente, com organização impecável digamos de passagem, e uma sensação contagiante. Os amadores, como eu, esbanjavam entusiasmo por poder estar ali buscando o seu próprio melhor e os competidores mais qualificados permaneciam em plena concentração, parecendo ter conversas com seus longínquos pensamentos, para que ocorresse a transformação de todo preparo e dedicação em troféu ao cruzar a linha.
Meus primeiros passos, como sempre, foram acelerados e mesmo sabendo que em um futuro breve a cobrança é devida não consigo fazer diferente. Quando termina aquela contagem regressiva, mesmo sabendo que meu preparo não chega nem perto de outros amigos, arrisco partir bem rápido e me manter no primeiro pelotão; sempre dá errado, mas continuo dando "murros na ponta da faca".
Para aqueles que arriscaram encarar 10 quilômetros o percurso foi composto por duas voltas em uma rota desenhada para os 5K bem no centro da cidade. As ruas Av. Getúlio Vargas, Olavo Marquardt, Max Wilhelm, Adélia Fischer e Procópio Gomes serviram de pista para que o espetáculo pudesse ocorrer.
Em cada esquina, cruzamento ou passarela havia staffs e policiais cuidando da passagem do trânsito, que em grande parte estava obstruído, trazendo total tranquilidade para os competidores.
Eu, como nativo dessa terra, achei incrível poder correr sem preocupações pelos caminhos nos quais diariamente vivem abarrotados de veículos em um frenesi constante. A sensação de liberdade foi sentida a cada metro conquistado.
Quando a primeira volta concluí um dos meus velhos temores me lembrou de sua presença. Meu joelho, novamente, gritava para parar, mas nunca desisti de uma prova e não seria no asfalto de "casa" que deixaria isso ocorrer.
Reduzi o ritmo, encurtei as passadas e segui em frente. Já havia tempos que não avistava um rosto conhecido, pois meus conhecidos são muito bem treinados, e mesmo assim contemplei expressões com mistura de exaustão e dedicação me passarem com o intuito de conquistar seus recordes pessoais. Aplausos aos guerreiros!
Depois de muito cansaço, e leve dor incomoda, tive uma surpresa louvável. Faltando somente 1 quilômetro para a conclusão da prova apareceu no caminho Alex Caldas, amigo de longas datas e atleta fantástico, que em dias atuais é referência na região, investiu passos ao meu lado. Ele disse "Já conclui minha prova. Vim te puxar. Vamos, vou contigo!" e a partir dali cada passada foi ministrada através de suas instruções. Uma das palavras que jamais esquecerei foram "Esquece a dor em uma prova. Vamos até o final! Vai, Vai, passa aquele ali!" . E ele me arrastou até a linha de chegada...
Obrigado, meu amigo!
Ao receber a medalha de participação, muito bonita por sinal, a moça que fez a entrega era ainda mais bela. Tive a grande honra de ser presenteado pelas mãos da minha irmã mais velha e ter a captura das fotos através da perspectiva do nosso pai; meu parceiro incurável de provas.
O dia estava ganho. A prova foi ótima e meu tempo estava dentro do esperado. Me dei por satisfeito.
Conforme mencionei antes, Alex Caldas ficou em 3º lugar no geral nos 10K e outro amigo de tempos do colégio, Maicon Sheuer, conquistou o 2º lugar em nossa modalidade. Estou muito feliz por vocês e esse troféu que em mãos agora estão é somente um reflexo da grande habilidade e determinação que possuem! Deixo a minha mais profunda admiração.
Para alguns, talvez, seja somente mais uma corrida feita, mas para o meu eu será um enorme marco nas aventuras que pratico.
Aos participantes deixo meu respeito e carinho, e quem sabe, um até logo...

Bora treinar...


Agradecimentos mais que especiais ao Andi e toda equipe do Estação Open Bar por acreditarem no meu trabalho, por todo apoio e patrocínio.







DADOS DA PROVA

Distância percorrida: 10km
Resultado pessoal: 45:24
Colocação: 55º geral, 8º cat. M 30-34
Ritmo médio: 4:32 min/km
Elevação acumulada: 197m

Nenhum comentário:

Postar um comentário