Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

1ª Corrida Julho Laranja

Essa corrida é uma homenagem às vítimas de 2008 em Blumenau.
A iniciativa foi do Jeep Club de Blumenau, com vários patrocinadores incluindo a Prefeitura Municipal, e teve todo o apoio da Ultra Trail Eventos. Pronto. Receita feita para uma grande prova muito bem organizada.
A divulgação do evento, pelo menos em minha cidade, foi pequena; mas quando soube quem seriam os organizadores no mesmo instante fiz a inscrição. Em provas anteriores pude experimentar as trilhas por quais eles planejaram e fiquei encantando com tal seriedade e comprometimento. Uma prova da UT é para jamais esquecer, mesmo sendo com trajetos tão curtos como oferecidos na Julho Laranja.

As distâncias foram 5k para caminhada. 5k para corrida. 10k para corrida. Com um pouco mais de 300 participantes.
Embora eu esteja escrevendo esse relato hoje, pois estava exausto, a corrida ocorreu no dia 30, domingo, às 8 horas da manhã para aqueles, como eu, que resolveram encarar os 10 quilômetros. Havia distinção nas largadas em tempos diferentes para distâncias diferentes, significando mais conforto para os competidores. Fica muito mais fácil largar bem quando a aglomeração não ocorre e isso é bastante difícil realizar e ver na maioria das competições de corrida, sendo nas ruas ou em montanhas.
A largada foi forte. Quando menos percebi já estava com pace de 4min/km para poder me manter no primeiro pelotão. Avançamos em uma trilha recém feita logo nos primeiros metros com uma ascensão bem cansativa. Ninguém queria ceder. Todos nós continuamos correndo apesar da elevação grande e eu, como corredor de distâncias maiores, não estou acostumado com tanto esforço porque normalmente caminhamos nesses morros para conservar energia para o resto da prova; mesmo assim segui.
Após despencar nesse caminho ladeira abaixo retornamos para o asfalto e fomos encarar mais um morro, porém na trilha de piche que tão pouco tenho intimidade e contornamos uma boa parte da cidade até a entrada do Parque São Francisco de Assis. Uma trilha linda com mais uma subida extremamente cansativa. Era necessário uso de cordas para poder avançar, então você pode imaginar como foi essa "subidinha"...
Final da trilha e sobrou alguns metros até a tão desejada linha de chegada.
Três subidas fortes e uma prova para agradar até os mais exigentes.
Eu sei que escrevi pouco sobre a prova... Eu sei... Só que o mais legal ocorreu fora da corrida!

Primeiro surgiu uma grande surpresa, e estou sendo sincero em dizer, que conquistei a 1ª colocação na categoria 30-34 anos e fiquei em 10ª colocação no geral. Surpreso porque não estava preparado suficiente de acordo com meus parâmetros e o único intuito era completar o trajeto com sorriso no rosto e uma medalha no peito. Me animei, corri bastante e acabei presenteado com esse troféu que agora exibo com maior orgulho. Meu primeiro troféu nesse estilo de corrida.
O segundo fato, e o mais emocionante, foi quando durante a premiação e a corrida dada por terminada há vários minutos um último competidor cruzou a linha de chegada. Sim, ele foi o último a chegar, porém sei que também foi o maior campeão do dia.
Ele, que ainda não sei seu nome e assim que sair o resultado oficial vou consultar e aqui colocar, é portador de deficiência visual. Venceu todos seus limites e partiu direto para o pódio para ganhar seu mais que merecido troféu de 1ºlugar. Todos que ali assistiram aplaudiram constantemente durante uns 4 minutos. Ninguém queria parar de bater palmas e confesso que meus olhos "suaram"...
Toda a emoção, misturada com minha vitória e lição de vida em nossas frentes, me fez questionar qual é o valor de um atleta?
Lições aprendidas e metas batidas!
Uma prova que jamais esquecerei, não somente por uma vitória conquistada, mas por poder compreender a simplicidade do esporte. Sempre queremos ganhar, porém as maiores vitórias não estão em uma medalha ou em um troféu...
E de tal maneira me despeço agradecendo sua leitura e pedindo somente uma coisa: Pense nisso!

Tudo pelas corridas.
Bora treinar.
Abraços.

Agradecimentos especiais para John Felipe Bertsch, meu pai e um grande entusiasta da prática; e Estação Open Bar por acreditar nas possibilidades e patrocinar toda essa "loucura"!
























DADOS DA PROVA

DISTÂNCIA: 10,2 KM
TEMPO PERCORRIDO: 1:04:30
RITMO: 5:58 min/km
ELEVAÇÃO: -
COLOCAÇÃO GERAL: 10º lugar
CATEGORIA: 1º lugar cat. 30-34
REGISTRO DA ATIVIDADE NO STRAVA: https://www.strava.com/activities/1109211319


Nenhum comentário:

Postar um comentário