Páginas

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Machu Picchu: Viagem à Cidade Sagrada dos Incas, de Leon Hernandes Dziekaniak

Através do livro fiz um trekking imaginário fantástico


Quem nunca sonhou em visitar as ruínas de Machu Picchu?
Se sua resposta for negativa é porque já visitou, portanto deixa de ser sonho, ou não tem amor algum por aventuras...
Um dos trekkings mais famosos do mundo, consequentemente mais frequentados, caminha pela Porta do Sol por quatro dias em um percurso alucinante que pude viajar através das linhas dessa obra. Ainda não tive oportunidade de trilhar por maneira física, mas essas escritas me deixaram muito próximo disso.
O autor não representa um simples escritor relatando as belezas de tal local; ele conseguiu se tornar um parceiro de viagem não-presente, quase guia pessoal, que sussurra pequenos macetes de como vivenciar a experiência proveitosa no passeio por Peru.
Cada lugar, cada hotel, cada restaurante, é contado minunciosamente de como proceder sem que exista algum imprevisto inconveniente, sabendo que às vezes rola aqui, ou em solo estrangeiro.
O livro não está limitado a Machu Picchu; trata também das mais algumas cidades históricas, da arqueologia, da Cordilheira dos Andes, do Lago Titicaca, sobre lhamas e desertos, de picos nevados e o Vale Sagrado.
Quando terminei de ler não tive somente vontade de conhecer o Caminho dos Incas, mas quero poder estar em Cusco, em Águas Calientes, Pisaq, Puka Pukará, conhecer a comunidade Tabomachay...
Se for seguir passo a passo o roteiro contido na obra só posso afirmar que tempo disponível será primordial porque a escrita está tão completa que ziguezaguear por tudo requer muita disposição.
Se você está como eu, sem poder no momento partir no encantamento desse trekking histórico, deixo minha recomendação de leitura e caso esteja planejando partir em breve, também recomendo o mesmo por causa da rica informação contida que poderá lhe ajudar em cada andança. De qualquer forma é uma experiência ímpar.
Para falar de Machu Picchu ninguém melhor que o mestre:


"Nave enterrada, manatial de piedra
Caballo de la luna, luz de piedra
Escuadra equinocial, vapor de piedra
Geometria final, libro de piedra"
 
Pablo Neruda,
em Alturas de Machu Picchu

Boa leitura e boa aventura.
Nos vemos em breve!
Abraços.



TÍTULO: Leon Hernandes Dziekaniak
AUTOR: Machu Picchu: Viagem à Cidade Sagrada dos Incas
EDITORA: L&PM editores
ANO: 2002
EDIÇÃO: 2ª edição
Nº DE PÁGINAS: 140
COLEÇÃO: Bazar das Aventuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário