Páginas

domingo, 18 de junho de 2017

Rota Enxaimel + Casa do Imigrante Carl Weege

"A cidade mais alemã do país", é sabido em nível nacional, faz parte do Circuito Vale Europeu de cicloturismo, o primeiro roteiro planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta no Brasil, que abrange outras cidades, como citação, Timbó, Indaial, Rodeio, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Ascurra e Apiúna, totalizando em 300 km totais em sua realização. Porém, de não menor importância, existem pequenos roteiros dentro de Pomerode para serem desbravado pelos amantes das duas rodas sem que exija experiência ou mesmo grande condicionamento físico.
A Rota Enxaimel, com seus 16 km de extensão em grande parte em estradas de chão, possui um charme especial e o encantamento atemporal que nos faz reviver muitos séculos passados. As edificações que titulam o nome do percurso são heranças deixadas pelos colonizadores alemães aprimoradas por arquitetura puramente europeia. O maior acervo desse modelo de morada fora da Alemanha, é claro, é em Pomerode com 220 casas espalhadas pela cidade e 50 delas ficam nesse caminho. O Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege, a Casa Comercial Weege, a Casa Siewert, a Trilha da Natureza, os Carros de Mola de Klaus Volkmann, a Pousada Casa Wachholz, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto e o Cemitério dos Imigrantes são alguns dos atrativos dessa rota tão germânica. Caso não queria pedalar ainda há possiblidade de executar tal passeio com o pessoal do Pomerode Jeep Tour.
Quando resolvi seguir esse roteiro de mountain bike não imaginei que seria surpreendido com esplêndida beleza, tanto natural quanto artificial, sendo que em grande parte do trajeto é rodeado por pastos, mas também há áreas que preservam o bioma Mata Atlântica.
7 horas da manhã foi o horário da minha partida. O nevoeiro denso e molhado pairou sobre Jaraguá, mas esse é um dos indícios que, normalmente, o tempo deveria limpar. Após alguns poucos quilômetros rodados, logo ao pé da serra Rio da Luz Vitória o Sol deu ar de sua graça. Pensei "Legal, vou fugir desse clima molhado bem antes do que imaginado", porém, após atingir o cume da subida que é identificada com a placa de divisor de municípios e começar a descer em direção ao bairro Testo Alto, a neblina retornou. A cada metro descido maior era a densidade da água no ar, mas tudo bem. Nada me faria voltar.
Quando explorei a Rota do Enxaimel vagarosamente, prestando atenção em cada atração ali cravada, o céu foi limpando e decidi partir em direção de mais umas das obras emblemáticas da cidade.
A Casa do Imigrante Carl Weege, hoje museu local, é um patrimônio deixado pelo imigrante pomerano, um dos primeiros que arriscou partir para essas terras, localizada em Pomerode Fundos, que homenageia com seu nome em título. Na propriedade há uma roda d'água, um prédio atafona, um rancho com moenda de cana e exposição de móveis antigos; além da muito bem colorida e preservada praça Lauro Guenter.
Nessa estadia breve tive o prazer de conversar com um grupo de paulistas que estavam partindo em direção de Rio dos Cedros. Eles encaram o Vale Europeu com o pacote completo, somando 9 dias de aventura.
Aproveitei esse tempo, além de ficar jogando papo fora, para recompor minhas forças. Já fazia tempos em que eu não arriscava mais os pedais. Com tanta dedicação aos treinos para corridas de montanhas acabei relaxando bastante na prática do ciclismo, mas isso serviu de lição. Como não estava mais habituado com a movimentação das engrenagens e com as roupas específicas para prática do esporte acabei com uma leve dor no joelho esquerdo e algumas assaduras na virilha.
Não vou deixar que isso se repita! Preciso pedalar...
Voltando ao assunto; como já tivera atingido um pouco mais de 35km de movimento a fadiga me disse que era hora de partir e eu compreendi de imediato, mas antes não poderia deixar essa cidade tão acolhedora sem admirar (novamente) o Pórtico Wolfgang Weege. Uma belíssima homenagem à um dos homens que mudou o destino de uma região em sua totalidade. Homem de visão, fundador da empresa Malwee e idealizador do parque ecológico próximo minha residência, em Jaraguá do Sul. O pórtico é uma réplica, em tamanho natural, do Portal de Stettin localizado na cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945. Após a 2ª Guerra Mundial Stettin foi integrada à Alemanha Oriental e em dias atuais faz parte da Polônia.
O Pórtico foi inaugurado em comemoração dos 41 anos de emancipação política de Pomerode e 25 da empresa Malhas Malwee, no ano 2000. Uma belíssima construção guardando a parte norte da cidade.
Não dado por satisfeito fui visitar a praça Hans Erns Schmidt. Era conhecida como 25 de julho em época que Pomerode era denominada Distrito do Rio Testo do Município de Blumenau, mas depois da mesma emancipação citada acima, foi titulada com nome tal em homenagem do precursor da indústria de porcelana na região. Fundador da famosa fábrica Porcelana Schmidt.
Exatamente nessa altura da jornada eu estava cansado e precisava retornar, mas antes respirei fundo para tomar coragem.
Eu sabia o que me aguardava!
Havia duas possibilidades de retorno. Voltava pelo mesmo caminho percorrido anteriormente mesmo ciente da longa e inclinada subida ao fim do bairro Testo Alto ou me arriscava pela SC-416 na qual a subida é bem mais curta, porém mais movimentada. Por conhecer de longas datas a SC e saber que não há acostamento (quem dirá ciclovia) durante toda sua extensão a decisão sábia era forçar um pouco os músculos e partir com segurança. E assim foi feito!
Cruzei a serra com lentidão admirável e desci, com intuito de descanso, quase tão devagar quanto. Segui, finalmente, pelos próximos 12km em asfalto e isso me fez bem. A trepidação das ruas de chão batido estavam aumentando minhas dores causadas pelas assaduras, porém uma estrada que permanecia em constância sem oscilações seria um elixir para qualquer um em tal circunstância.
Minutos, com aspecto de horas, me deixaram na porta de casa. Cansado, suado e exaurido; mas contente.
Contente por poder ter coragem para mais essa aventura porque quando o corpo não pode mais somente a força de vontade pode te fazer prosseguir.
E aí? Vai ficar parado esperando a vontade passar?




DADOS DA ATIVIDADE:

Distância percorrida: 74,4 km
Velocidade média: 19,1 km/h
Tempo de movimentação: 3:54:08
Tempo decorrido: 4:34:02
Elevação: 1.086m
Bicicleta: Caloi Elite 2.4