Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Reflexão de amador: Por que sempre existe o "mas"...?

" A força não provém de capacidade física, e sim de uma vontade indomável." -       Mahatma Gandhi

Assim inicio essa breve reflexão sobre todos nós, atletas amadores, e o quão a opinião alheia pode nos influenciar...
Para quem acompanha o blog de outras datas sabe que consiste em um simples relato desse amador que vos comunica, portanto, o que escreverei é somente de cunho pessoal e nada mais.
Não sei se ocorre com vocês, mas desde que comecei me aventurar em alguns esportes competitivos sempre acabo ouvindo uns murmurinhos e comentários maldosos partindo de leigos, e também, praticantes de algumas provas, consistidos em "você é muito magro", "essa sua bike não vai aguentar", "seus tênis de corrida são muito simples", "essa roupinha... tá parecendo saracura", entre mais diversos dizeres que, pessoalmente, no princípio não me incomodava. Imagino que quem possui sobrepeso também seja vítima desses pré-conceitos.
Bom... O tempo foi passando e apesar de não possuir acompanhamento especializado, fui por conta, treinando e estudando os esportes-foco e me dedicando seriamente.
De 10 meses pra cá acabei, ao participar de poucas competições, conseguir conquistar alguns pódios em corridas de montanha e mountain bike, incluindo primeiro e segundo lugar...
Fiquei muito contente, natural por ser resultado de um compromisso para com os treinos, e quem sabe um pouco de sorte; mas aí os comentários começaram me chatear...
"Mas também, você têm tempo para treinar", "você é muito magro, não pesa nada", "com essa idade eu também conseguiria", entre tantos mais. Será que não podem respeitar uma conquista, assim como faço com meus amigos?
Não sou exemplo para muitas coisas, porém sinto orgulho genuíno quando alguém que sei que se dedicou tanto está recebendo a premiação devidamente merecida. Consigo ficar feliz por essas vitórias.
Há um grupo de corredores na minha cidade que são titulados de Planet Running e eles são incríveis. Verdadeiros campeões! A cada corrida que participam, eu, na minha singela insignificância, torço para suas superações e estufo o peito para dizer: eu conheço esses caras! E sei que quando me supero, não necessariamente subo no pódio, as primeiras palavras de entusiasmo que recebo vêm de alguns deles. Eles amam o esporte e respeitam o adversário; esses sim são exemplos.
Eu, que nunca me importei com opiniões alheias, me entristeço com essa falta de consideração desses haters da vida real.

E com vocês? Também acontece?
Ou aconteceu?

Deixe suas histórias aqui nos comentários
Partilhe suas experiências para que mais pessoas possam saber quais são as opiniões dos esportistas que merecem serem ouvidos.

É só um pensamento.
Bora treinar
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário