Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu

Não me diz que perdeu, hein?


Durante os dias 22, 23 e 24 desse mês, o CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, juntamente com a Prefeitura Municipal de Indaial, promoveram um dos maiores eventos de encontro para espíritos aventureiros que se espalham por aí para comemorar os 10 anos do Circuito do Caminhante.
A feira ofereceu o 1º Festival de Sabores do Vale Europeu em Indaial, 3ª Feria Regional de Artesanato do Vale Europeu, apresentações artísticas e culturais, show de bandas de rock, provas de cross-country com aval da Federação Catarinense de Ciclismo, pedal noturno, Caminhada nas Trilhas do Barão, exposição de materiais do nosso mundo outdoor, escalada, bar suspenso, bungee jump; tudo em um só lugar com três dias de experimentação e confraternização.
Eu, como sei que a vida não consiste em um simples mar de rosas, não pude acompanhar o evento de forma integral, como a vontade insistiu, mas durante o período vespertino desse sábado meus pés abarrotaram aquele chão do Parque Municipal Jorge Hardt, com a curiosidade mais aguçada do que meu tempo disponível deixou passar.

Os olhos dispararam para todos os lados assim que cheguei. Fiquei animado ao ver o jump e a escalada logo na entrada do evento; embora essa diversão me fez palpitar o coração, antes precisava conhecer tudo que a feira poderia oferecer, e parti para dentro do pátio em direção aos expositores.
Havia espaço para todos com muito respeito e organização, sabendo que as empresas que ali estavam não eram concorrentes, mas sim, apaixonados pelos mesmos ideais. E eu, atleta amador que de tudo um pouco deseja fazer, fiquei encantado com todas as possibilidades de múltiplos esportes e incríveis roteiros criados especialmente aos amantes daquilo que nos faz bem.
Dei uns passos pra cá, disparei umas fotos pra lá, e acabei esbarrando no expositor da empresa Manitur - Turismo Nacional e Internacional e fui recebido com excelência por uma ciclista nata e devota ao que faz, Cíntia, proprietária de tal agência. Foram longos minutos de bate-papo sobre pedais e loucuras conquistadas em todos esses anos de prática. O assunto principal, além de futuros planos com as bicicletas e desejos de desbravamentos, foi o nacionalmente famoso Circuito do Vale Europeu, com seus 300km de extensão e as nove belíssimas cidades que cruzam. Eu pensava que conhecia todas as atrações de cada local, mas confesso que nada sei, compreendi, após averiguação de cada posto de passagem nessa rota que até parece mágica. Me despedi com imensa gratidão e na expectativa que nossos caminhos possam se cruzar novamente.
Mais algumas voltas e parei no expositor da Garra - Escola de Montanha, e no Refúgio das Nuvens - Hotel de Montanha, para admirar os materiais ali demonstrados. Mochilas Deuter, isolantes Summit, barracas suspensas... Somente o melhor!

Maria, e esposo Daniel, são responsáveis pelo empreendimento e merecem ser visitados por qualquer um que aprecia esportes vinculados com montanha, pelo simplório porque, são profissionais singulares.
O atendimento que recebi foi tão ímpar que tive a sensação de conhece-los durante anos, mesmo sabendo da impossibilidade. Nem vou relatar muito sobre esse incrível casal pelo simples fato de que em muito breve farei uma matéria específica sobre o hostel e os cursos de montanha que eles ministram. Aguardem, que uma parceria nasceu nesse dia e vou leva-los para conhecer o pequeno paraíso que abriga a escola de condução e capacitação em Montanhismo.
Só posso garantir que saí dali com vontade de encarar qualquer desafio e a parede de escalada me aguardava lá fora!
Sempre tive pavor de altura e mesmo com o passar dos anos nada mudou, mas enfrentar meus medos é o verdadeiro esporte no qual sou adepto e então parti para, alguns julgam brincadeira de criança, a aventura do medroso de plantão.
Deixei bem claro para os rapazes que me receberam, muito gente-boas por sinal, que não possuía experiência alguma com paredões. No máximo, escalei um beliche quando menino. Porém, não pareceu problema para eles...
Após equipamento devidamente colocado e algumas breves dicas de técnicas para iniciantes, dei partida na minha loucura do dia.
E o que achei?
Quero mais, muito mais. Conquistar uma parede é tão prazeroso quando cruzar a linha de chegada; quanto colocar os pés no pódio; quanto olhar pra trás e saber que um paradigma foi quebrado.
Não pude ficar para o pedal noturno que estava preste a começar, mas me dei por satisfeito em conhecer pessoas que dividem o mesmo amor que sinto em praticar algum esporte outdoor e possuir a chance de ter maior contato com a natureza.
Valeu a experiência!

Deixo no final desse post os contatos das empresas que me relacionei, com minhas recomendações pessoais para tal.

Agora... Bora treinar.
Abraços


Garra - Escola de Montanha
https://www.facebook.com/garraaventura/
(48) 99913 2513
(47) 99952 5199
garraaventuraadm@gmail.com

Refúgio das Nuvens - Hostel de Montanha
https://www.facebook.com/Refúgio-das-Nuvens-110617889458427/
(48) 99913 2513
(47) 99952 5199
refugiodasnuvens@gmail.com

MANITUR - Turismo Nacional e Internacional
https://www.facebook.com/manitur/
(47) 3382 0437
(47) 98808 8327
manitur@tpa.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário