Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Treme Terra Night Run 2017 Timbó

Me aventuro nos pedais já fazem alguns anos, mas a corrida de rua, e qualquer outra modalidade de seus segmentos, é algo muito recente. Na época em que praticava taekwondo sofri uma lesão, por excessos próprios, em tempos que acreditava ter me encontrado nos tatames, que impossibilitou de praticar qualquer tipo de corrida.
O tempo passou e me recuperei. Em janeiro desse ano, através de muito incentivo de um amigo, arrisquei partir para as primeiras corridinhas no bairro; mas com aquele pace médio de 6:30 eu não conseguia me contentar. Dia após dia notei melhoras e depois de, muita teimosia, o mês passou e conclui meus primeiros 21k, com pace de 5:00, acreditando que havia completado um grande feito (doce ilusão).
Continuei praticando regularmente os treinos, com acompanhamento de aplicativo para celular, sem ter noção do que estava fazendo. Como, praticamente, em todos os esportes me atrevo a exercer sozinho, assim não recebo valiosas dicas dos mais experientes, continuei na falsa-ilusão de estar trilhando o caminho correto.
Quase por acidente esbarrei com a prova Treme Terra em Timbó e vi ali a possibilidade de testar o que havia aprendido nos últimos meses de corrida no asfalto. A inscrição era muito barata, a distância de 6k no masculino não exigiria grande esforço para sua conclusão e o local, Parque de Eventos Henry Paul, já é meu conhecido de outras datas. Parecia fácil e logo pensei "Aí está a chance de estrear em uma prova bacana, curta e, talvez, até trago um troféu pra casa" sem nunca ter assistido uma competição dessas de perto.
Essa mania de acreditar ser o mais apto sem possuir parâmetros reais para comparar e não ter instrução de um profissional da área capacitado, faz com que o ego manipule a razão lógica.
Na largada me senti desconfortável; aquele empurra-empurra entre os atletas não é algo que aprovo. Mesmo tentando me esquivar dando passos para trás não consegui desviar de algumas pisadas nos pés e até mesmo uma cotovelada nas costelas. No ciclismo costuma ser diferente...
Ao início da prova eu estava entre os últimos colocados por causa dessa tentativa de afastamento, mas logo acelerei o ritmo e parti "costurando" um grande pelotão. Levei 1,5km para poder focar somente na corrida e não ficar desviando de outros participantes. Corri muito e durante longos minutos sem avistar mais atletas pela frente, mesmo sabendo que havia aqueles melhores colocados, continuei nessa busca. Por volta do quilômetro 5, quase final de prova, resolvi cometer o erro de pegar um copo d'água oferecido pelos staffs. Erro porque nunca havia feito em corridas de rua, em alta velocidade, e essa falta de prática fez com que o gole fosse muito maior do que deveria. Me engasguei. Passei mal.
Não preciso citar que é óbvio que meu rendimento despencou. No último quilômetro fui deixado para trás por uns 20 atletas, que anteriormente empenhavam-se para me alcançar, mas mesmo assim não me abalei. Isso é apenas um relato; esse pequeno infortúnio não serve para justificar meu desempenho na corrida. Aqueles que em minha frente chegaram assumiram as devidas colocações por méritos próprios e melhores treinamentos. Mas voltando para a corrida...
Cruzar a linha de chegada trás a deliciosa sensação de dever cumprido, sendo em primeiro ou último colocado, e isso ninguém pode ao certo explicar, muito menos menosprezar. Me senti um vencedor mesmo ocupando 41º lugar no geral e 9° na categoria. Se eu queria um troféu? Claro, todos queremos, mas mesmo não conquistando esse posto não faz com que nossas batalhas sejam reduzidas.
Somos vencedores pelo simples fato de não ficar escondido nas cobertas, ou em frente a TV, e decidimos buscar uma vida melhor através do esporte, seja ele qual for.
A corrida Treme Terra foi muito bem organizada e sinalizada; conseguiram reunir 228 atletas - entre amadores ou não - em um único espírito, que gritava: "Movimente seu mundo"!



DADOS DA PROVA:

Distância percorrida: 6 km
Tempo de movimentação: 26:50
Ritmo: 4:28 min/km
Elevação acumulada: ---
Registro no Strava: https://www.strava.com/activities/952165351